Sistema Avançado de Condução Assistida (Advanced Driver Assistance Systems (ADAS))

Caros Mapeadores,

Hoje vamos falar sobre ADAS, a maioria sabe o que isso significa, mas vamos lembrar-vos do significado. ADAS significa Sistema Avançado de Condução Assistida.

Quem conduziu um carro fabricado nos últimos 30 anos beneficiou desta tecnologia. O ADAS tem uma história considerável. Na Europa, várias pesquisas foram iniciadas por volta de 1986. Uma série de projectos foi realizada com o objectivo de soluções práticas para problemas de tráfego urbano. A maioria dos acidentes de viação ocorre devido a erro humano. Sistemas avançados de assistência de condução são sistemas desenvolvidos para automatizar, adaptar e aprimorar os sistemas do veículo para segurança e melhor condução.

O objectivo é, por um lado, que essa classe de sistemas possa ajudar na detecção e avaliação por parte do condutor dos riscos da estrada e do trânsito, e por outro lado, para fornecer orientação sobre a capacidade do condutor de lidar com riscos específicos. Noutras palavras, o objectivo do ADAS é que o erro do condutor seja reduzido ou mesmo eliminado.

imgonline-com-ua-Piconpic-6Z9MUl34yrYR5

A tecnologia ADAS conta com entradas de várias fontes de dados, incluindo imagens automotivas, LiDAR (um método que mede a distância a um alvo, iluminando o alvo com luz laser e medindo a luz reflectida com um sensor), radar, processamento de imagem, visão computacional e rede no carro. Entradas adicionais são possíveis de outras fontes separadas da plataforma principal do veículo, como outros veículos, chamados Veículo para Veículo (V2V) ou Veículo para Infraestrutura (V2X), como telemóvel ou sistemas de rede de dados Wi-Fi . O ADAS foi projectado para tornar os carros mais seguros e fáceis de conduzir, dos travões ABS aos sistemas de controlo de tracção ESP. Os conceitos do ADAS incluem, entre outros, detectores de ponto cego, Cruise Control Adaptável, Cruise Control Inteligente e Autónomo, condução de pelotão, etc., em geral, Orientação Automática de Veículos.

Parte da tecnologia está disponível no mercado, ou pronta para ser comercializada, parte é desenvolvida, mas como um protótipo ainda em teste. Mas à medida que a tecnologia evolui, a capacidade dos sistemas ADAS e os novos recursos podem revolucionar a maneira como conduzimos.

Para descobrir mais sobre como o ADAS está a reformular o futuro da condução, dê uma olhadela no artigo: https://360.here.com/adas-technologies

A Sua Equipa das Comunidades da WEU

Paolo, Francesco, Elena, Arturs, Alicja, Belén, Álvaro, Pierre-Yves Ben, Claire, Pedro, Georg e Eric.

2018-07-18_09-15-08

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s