História dos Mapas: Cartografia Moderna

Caros mapeadores,

Depois de mergulhar nas origens históricas da cartografia e na elaboração tradicional de mapas, chegamos à cartografia da era moderna. Para chegar aqui através dos tempos, a ajuda de vários avanços tecnológicos era essencial.

A invenção de ferramentas como bússola, telescópio, prensa de impressão e muito mais como a combinação de formas adicionais de métricas, por exemplo, várias projecções de mapas diferentes, permitiu que os cartógrafos conseguissem a criação de mapas de maneira mais fácil e precisa.

O auxílio de aviões e fotografias aéreas mudou a maneira como os cartógrafos viam e representavam o mundo e a adição de imagens de satélite dava a capacidade de mostrar grandes áreas rapidamente com grandes detalhes.

GetImage

A cartografia permanece tão relevante quanto era há séculos, graças ao GPS, globalização de dados e análise de localização. A evolução constante da análise do Sistema de Informação Geográfica ou SIG permite a criação de muitos tipos diferentes de mapas usando vários tipos de dados.

GetImage (1)

As aplicações possíveis de cartografia moderna são ilimitadas, desde planeamento urbano, segurança pública, gestão de desastres, educação pública até ao mapeamento de muito além do nosso planeta. Com o uso extensivo das tecnologias GPS para a navegação quotidiana, não surpreende que todos os dias as pessoas possam contribuir para a precisão e manutenção dos mapas. Ajudar na construção de uma representação mais segura e precisa da realidade no mundo digital.

Esperemos que tenham gostado deste post do blog da semana. Fiquem connosco, pois mais artigos se seguirão sobre outros assuntos relacionados com mapas. Até lá, aproveite a criação de mapas no nosso Map Creator.

Tente você mesmo e, em caso de dúvidas ou comentários, interaja em nosso Fórum de Discussão ou envie-nos um e-mail para mapcreatorportugal@here.com

Saudações,

A Sua Equipa das Comunidades da WEU

Paolo, Francesco, Elena, Arturs, Alicja, Belén, Álvaro, Pierre-Yves Ben, Claire, Pedro, Georg e Eric.

2018-07-18_09-15-08

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s