A era da exploração e descoberta

Caros mapeadores,

Após nossa visita à idade média, chegamos a uma nova era de exploração e descoberta.

A corrida pela colonização de uma nova parte do mundo já havia começado e com ela veio a necessidade de um mapeamento preciso. Isso foi alcançado devido ao progresso em tecnologias como navegação, construção de navios, instrumentos de observação e a introdução e uso da bússola. O aspecto mais importante dos mapas pós-medievais era a sua precisão. Outro passo significativo foi a evolução da impressão.

GetImageNovas partes do mundo

As grandes descobertas de Colombo, da Gama, Vespucci, Cabot, Magalhães e outros exploradores transformaram os mapas mundiais da época. A elaboração de mapas daquela época enfatizou a cartografia costeira e as novas regiões do interior descobertas durante esses tempos. O marinheiro e cartógrafo espanhol Juan de la Cosa criou as primeiras representações cartográficas das Américas.

GetImage (1)Mapa de Juan de la Cosa

Os principais centros de actividade cartográfica foram espalhados em Espanha, Portugal, Itália, Renânia (Alemanha), Holanda e Suíça. Por outro lado, a Inglaterra e a França, com seu crescente poder marítimo e colonial, logo se tornariam os principais centros de mapas e gráficos.

GetImage (2)Gerardus Mercator e o mapa-múndi duplo do Hemisfério

Mas o principal cartógrafo da era da descoberta foi Gerardus Mercator. O desenvolvimento da projecção de Mercator resolveu um enorme problema dos navegadores, permitindo-lhes traçar rumos em linhas rectas. Esta foi a primeira tentativa de representar a Terra redonda numa superfície plana. Enfrentando muitos problemas durante sua tentativa, como a representação da latitude e longitude, ele criou a projecção Mercator, que veio permitir aos navegadores traçarem rotas e criou um novo caminho cheio de opções para os cartógrafos.

Esperemos que tenham gostado do post desta semana e tenham se inspirado em todos esses grandes exploradores e criadores de mapas.

A Sua Equipa das Comunidades WEU
Kleoniki, Paolo, Francesco, Elena, Artur, Alicja, Belén, Solene, Pierre-Yves, Ben, Claire, Pedro, Georg e Eric

2018-07-18_09-15-08

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s